Vacina BCG

Data: 24 jul 2013 » postado por maejovem » Comentários: Nenhum Comentário Tags: Não há tags

images (3)

Tem coisas que só descobrimos depois que viramos tia ou mãe. A vacina BCG é uma delas pelo menos comigo. Como não sou tia ainda, fui descobrir com a Júlia o significado da vacina e que se não ficasse a marquinha teria que repetir a dose.

E infelizmente eu vou ter que repetir com a Júlia. Desde o quarto mês o pediatra vem analisando o braço dela pra ver se pelo menos sente alguma bolinha interna já que não formou ferida e realmente não apareceu nada.Existe  um exame, o qual o meu pediatra não achou necessário,  chamado PPD (Prova Tuberculínica Cutânea), que aponta se a vacina imunizou a criança que não tem a marca. O resultado deve ser interpretado com cautela. Se for positivo, significa que a criança teve contato com a bactéria – por meio da vacina ou da doença. Para descartar a segunda hipótese, os pediatras avaliam o estado geral da criança.  No caso dela o pediatra não achou necessário já que não tem sinal nenhum.

A vacina previne a tuberculose e sua sigla quer dizer Bacilo Calmette-Guérin. Ela deve ser dada até os 4 anos de idade, mas normalmente já é dado na maternidade para bebês com mais de 2kg.

A marquinha tem que aparecer até os primeiros 6 meses, normalmente 1 mês depois já aparece uma bolinha como se fosse uma espinha , ela estoura e depois  fica a cicatriz. Para repetir a dose tive que esperar ela completar 9 meses, para não coincidir de tomar junto com a do sarampo já que uma anula a outra. (Orientação do pediatra.)

Porque da marquinha:

A cicatriz nada mais é do que o resultado de reação inflamatória típica que esse a Mycobacterium bovis gera. O tamanho da marca e o tempo para a cura da ferida depende do organismo de cada um. Algumas pessoas tem marcas pequenas que mal podem ser notadas, outras já possuem um cicatriz enorme que parece ter sido causada por algo muito mais forte do que uma simples agulhada.

Vacina_BCG_2

Curiosidade:

Essa vacina foi a única que eu dei no particular, pois como é dada na maternidade, por comodidade já aplicamos lá mesmo. As demais foram dadas no posto, por orientação do pediatra, alegando que as vacinas tem mais rotatividade.

E com vocês a marquinha apareceu logo, alguém também teve que refazer?

A do Francisco já apareceu!!

As vacinas são aplicadas no posto ou no particular?

Beijos, Lú.

Veja Também

Nenhum comentario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>