Meu trabalho

Notícia publicada em 16 março, 2017

Muitos já sabem porque falei bastante sobre isso na época de eleição, mas como tem muita gente nova que me acompanha resolvi respostar sobre o que eu faço.

Sou conselheira tutelar, para quem não sabe conselheiro tutelar é a pessoa no município, responsável por zelar pelos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Não vou entrar em detalhes porque já expliquei aqui o que é conselho, mas pouco falei sobre ele nesse um ano de mandato pós eleição.

Tive uma ajuda muito forte nas redes sociais, na época cheguei a me comprometer a postar no blog sobre a rotina, os casos, mas na prática, me vi com uma realidade tão difícil, casos tão sérios, que nunca quis divulgar isso aqui. Não queria me “auto promover” com as dificuldades alheias, sabe?! Obvio que por se tratar de crianças e adolescentes, não poderia entrar em detalhes sobre nada, mas poderia sim ter abordados alguns temas importantes que acabei não fazendo.

Já me perguntaram como eu trabalho e consigo fazer a quantidade de coisas que eu faço durante os dias, inclusive as viagens, e eu explico: Nós trabalhamos em escala de plantão em razão do plantão noturno. Uma vez por mês um conselheiro fica responsável pelo plantão noturno e em vez de trabalhar durante o dia das 8 às 18h, trabalha das 18h até 8h do dia seguinte e de sexta feira as 18h até 8h da próxima segunda (também vale para os feriados). Isso dá uma carga horaria enorme e um trabalho muito exaustivo, então trabalhamos de escala. Além disso, temos suplentes, ou seja, conselho nunca fica desfalcado, caso algum conselheiro tire licença, férias ou se afaste, entra um suplente para ficar no seu lugar. Dessa forma mantemos que as crianças possam ser protegidas 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Também já fui questionada porque eu pouco posto nas redes sociais sobre isso e eu respondo: Quando virei conselheira quis separar a minha vida pessoal da minha vida profissional. Infelizmente, existe um preconceito da sociedade muito grande sobre o papel do conselheiro. Conselheiro não pode isso, não pode aquilo e eu queria separar a Bianca das horas vagas, da Bianca conselheira e recentemente parei para analisar a oportunidade que eu estava perdendo em divulgar assuntos muito mais importantes do que eu acabo colocando.

Vou continuar dando dicas de cabelo, roupas, lugares?! Lógico que sim. Mas vou também começar a usar minhas redes sociais para divulgar assuntos que precisam ser tratados. A vida é muito maior do que mostrado nesse mundo lindo de internet. Precisamos discutir assuntos sérios como abuso sexual, exploração infantil, violência, negligência, enfim… São tantas coisas que não cabe elencar aqui.

Então não estranhem se começar a tratar sobre assuntos que vocês não esperavam quando começaram a me seguir, ok?!

Espero que vocês gostem e interajam comigo. Prometo tentar também postar mais sobre o dia a dia do conselho e poooor favor, caso tenham dúvidas, queiram conversar, estou aberta em todos os canais, no insta, face, email, aqui, ou seja, é bem fácil!

*